Logs de monitoramento

Logs de monitoramento

Ter um log de utilização e de erros é essencial para entender e garantir que um aplicativo web funcione corretamente.

Para ativá-lo, primeiro acesse o aplicativo web no portal do Azure, clique na parte Monitoramento, clique em Logs de diagnóstico. Dentro dele você pode, portanto, escolher o nível. O sistema funciona de maneira parecida com um log do Windows, por exemplo. Claro que, com funcionalidades vastamente diferentes. Há seis níveis: Log de aplicativo (Sistema de Arquivos), Log de aplicativo (Blob), Log de servidor Web, Mensagens de erro Detalhadas e Falha ao rastrear solicitação.

 

Download do LOG

Você pode efetuá-los pelo portal clássico e na seção visão rápida do aplicativo web, use os links do Logs de diagnóstico de FTP. Nesta área também estará visível o nome de usuário e senha que devem ser usados para login.

Você também pode fazer isso por meio do Azure Powershell. Esta ferramenta é um conjunto de módulos que permite gerenciar as suas funções diretamente pelo Windows powershell. Para isto é preciso estar com o powershell instalado (já presente no Windows 10) ou disponível no Powershell Gallery. Siga os passos da Powershell Gallery, verifique que tudo está instalado corretamente e abra o powershell.

Dentro dele, digite Install-Module AzureRM e Install-Module Azure

Feito isso, tudo o que você precisa é digitar Save-AzureWebSiteLog -Name nomedoapp. Isto faz com que o log seja salvo em formato zip onde você iniciou o comando. Para outro diretório, use o comando C:\>Save-AzureWebsiteLogs -Name mySite -Output x:\pasta\logs.zip.

Você também pode transmitir em tempo real os logs do aplicativo para o ambiente de desenvolvimento. Novamente, os comandos de powershell para o Azure serão usados. Para transmitir use Get-AzureWebSiteLog -Name nomedoapp -Tail.

Isto realiza uma conexão ao aplicativo e transmite os dados para a janela do powershell. Você pode filtrar o tipo de mensagens com o comando -message. Por exemplo, para mostrar apenas mensagens de erros use o comando Get-AzureWebSiteLog -Name nomedoapp -Tail -Message Error. Para uma lista detalhada de mudanças, recomendamos acessar a documentação do Azure no site oficial.

 

You must be logged in to post a comment.